sexta-feira, 23 de outubro de 2009

O algodão-doce feito de Cianeto e Felicidade - Indesign

Junte um punhado de crueldade, alguns personagens bizarros, desenhos em estilo infantil, bastante humor negro, e trocadilhos sem limite. Pronto. O resultado é uma série de tirinhas, que ganhou fama na Internet, tendo equipes de tradução (voluntárias) para várias línguas, e que explodiu como uma nova forma de humor, sendo alternativa ao HQ tradicional. O nome de todo esse sucesso é sem lógica para a maioria das pessoas: Cyanide and Happiness – ou Cianeto e Felicidade.

De desenhos toscos criados por nerds no anonimato à símbolo cult do humor na internet, o Cyanide and Happines surgiu em meio à um período de fraca produção das cultuadas comics ocidentais, onde velhos nomes não mais reverberavam como antes, e desenvolveu uma nova dimensão inigualável do humor: o contundente e pesado.

A famosa série de tirinhas que circula no mundo virtual é carregada de sarcasmo, humor negro e cinismo - que tanto garante boas doses de gargalhadas como também sentimentos de ofensa e repúdio por parte do público. Afinal de contas, pode-se encontrar de tudo nele: homossexualismo, drogas, pacientes com doenças terminais, pedofilia, racismo, muita violência e um esfaqueador de olhos vestido de roxo. Tudo sob uma capa de constrangimento (visível através dos vários momentos de silêncio e ausência de diálogo/ação), dando um toque non-sense e irracional à toda a criação.

O nome, estranho e incompreensível para quem não conhece a série, vem de uma das tiras:












- Algodão doce?

- É feito de quê?

- (Silêncio)

- Cianeto e felicidade.

- Felicidade !?!?

- Que massa! Vou levar 4!

Kris Wilson e sua turma são os responsáveis pela origem da marmota underground. Aos 16 anos, Kris começou sua coleção de desenhos que costumava criar nas horas vagas, e logo se juntou ao StickSuicide, site que continha cômicas animaçôes feitas em flash, composto por Dave McElfatrick, Rob DenBleyker e Matt Melvine, residentes na Califórnia, EUA. O site breve se tornaria o Explosm.net, onde os quatro são autores, já focado à arte em si do que em animações feitas com o protótipo dos atuais personagens, os caricatos bonecos de palito. O atual website foi fundado em dezembro de 2004 e é atualizado diariamente com novas tirinhas, numa livre divulgação no mínimo heterodoxa: o Cyanide and Happiness aparece hora ou outra no orkut, em blogs e fóruns na internet, pois os própios autores incentivam o público a criarem links com as tiras. Atualmente, o Explosm.net é um dos sites mais visitados da rede, e tendo uma notável interatividade com seu público: qualquer pessoa pode ter sua tirinha publicada no site, após ser analisada pelos autores-fundadores do site. Milhares de outros sites traduzem e publicam as tiras, já disponíveis em mais de 20 idiomas. Um dos autores já lançou um livro e pretende lançar um segundo em breve.

A constante presença de um humor,muitas vezes sem nexo, modela o tipo de público que lêem as tirinhas. Piadas internas, que só tem graça para um mesmo grupo já são frequentes no meio das criações do explosm.net. Uma fórmula não pode ser definida, mas um dos elementos fortemente trabalhado por Kris e Cia é o humor irreverente, apresentado pelos mónologos, pela metalinguagem, a crítica aos valores culturais, sociais e religiosos - assim como a perversão de tais valores - e por detalhes estruturais de enredo. Neste último ponto, entra a questão da repetição dos personagens, pois é de grande relevância: pouquíssimos personagens possuem alguma relação com outros e aparecem em demais tiras, sendo os "super-heróis" os que se destacam - como o Seizure Man (Homen Convulsão), Lol Fag Man (algo como "Homen HAHA Bicha"), Education Man (Homem Educação - já se percebe a ironia logo em seu nome), e Charles, um cara grosso e que não dá atenção aos sentimentos dos outros.

O conjunto de tiras promete uma revolução na Internet: várias tirinhas do tipo já foram lançadas, todas seguindo a idéia de humor simples e único: como não existe ligação entre as tiras, não há a necessidade de se ler uma tira para se entender outra. Da mesma forma, não existem personagens fixos – exceto os citados acima, o que permite uma variedade incrível na criação de humor. O fato de os personagens se diferenciarem apenas pela cor da camisa também dá uma dinâmica especial à série.

Enfim: leia por conta própria, ria sem moderação. Se você gosta de humor negro, vai adorar esse sucesso. Se você não é tão afim desse estilo, vai gostar dos trocadilhos e do traço. Cianeto e Felicidade é uma série que tem tudo para alcançar o sucesso fora do mundo virtual. Pelo menos, é uma série feita para agradar a gregos e troianos. Basta apostar e saber se a expectativa vai realmente se confirmar.

________________________________________________________

Exercício

Use o artigo acima para criar um encarte nas seguintes medidas:

  • Papel A5
  • 4 Páginas
  • Margens de 10 mm
  • Medianiz de 4 mm
  • 2 Colunas


Bom trabalho!


Paulo Fragoso
E Pluribus Unun
CEI - AST Pleno

Nenhum comentário:

Postar um comentário