






Por enquanto, ficam estas 8 questões para serem respondidas.
Abraços.
__________________________________________________
A partir desse pequeno texto, além dos ensinamentos em sala e a leitura da apostila, responda às seguintes questões:
Essa é a introdução aos monitores de vídeo que trabalham com tecnologia CRT. Vou continuando a série na medida do possível.
Abraços.
Então, pessoal, fico por aqui. Façam esse exercício com capricho e atenção.
Até.
Paulo Fragoso
E Pluribus Unun
CEI - AST Pleno
BIOS
O que é
BIOS - Basic Input/Output System (Sistema Básico de Entrada/Saída) que por vezes é erroneamente descrito como sendo Basic Integrated Operating System (Sistema Operacional Básico Integrado) - é o primeiro programa executado pelo computador quando ligado. É ele que detecta e mostra (apresenta) para os softwares os hardwares que o computador possui, também faz algumas operações básicas de entrada e saída, uma delas é a intermediação para a gravação e leitura no disco rígido da maquína.
Como Funciona
Quando o computador é ligado, o BIOS opera na seguinte sequência:
1. Leitura do CMOS, onde as configurações personalizáveis estão armazenadas.
2. POST (Power-On Self-Test ou Autoteste de Partida), que são os diagnósticos e testes realizados nos componentes físicos (Disco rígido, processador, etc). Os problemas são comunicados ao usuário por uma combinação de sons (bipes) numa determinada sequência, ou exibidos na tela. O manual do fabricante permite a identificação do problema descrevendo a mensagem que cada sequência de sons representa.
3. Ativação de outros BIOS possivelmente presentes em dispositivos instalados no computador (ex. discos SCSI e placas de vídeo).
4. Descompactação para a memória principal. Os dados, armazenados numa forma compactada, são transferidos para a memória, e só aí descompactados. Isso é feito para evitar a perda de tempo na transferência dos dados.
5. Leitura dos dispositivos de armazenamento, cujos detalhes e ordem de inicialização são armazenados no CMOS. Se há um sistema operacional instalado no dispositivo, em seu primeiro sector (o Master Boot Record) estão as informações necessárias para o BIOS encontrá-lo (este sector não deve exceder 512 bytes).
As placas-mãe mais antigas utilizavam chips de BIOS do tipo EEPROM. Hoje em dia, são usados chips do tipo Flash-Rom, já que são mais confiáveis e podem ser reprogramadas por meio de softwares.
Bateria de Lithium
As BIOS sempre vêm acompanhadas de uma bateria de lithium. Nas BIOS mais antigas, eram usadas para armazenar as informações de configuração do computador. Hoje em dia, são usadas memórias Flash-Rom, que armazenam a informações. Então, são usadas apenas para manter as configurações de data e hora do computador.
Memória Flash-Rom
Memória flash é uma memória de computador do tipo EEPROM (Electrically-Erasable Programmable Read-Only Memory), desenvolvida na década de 1980 pela Toshiba, cujos chips são semelhantes ao da Memória RAM, permitindo que múltiplos endereços sejam apagados ou escritos numa só operação. Em termos leigos, trata-se de um chip re-escrevível que, ao contrário de uma memória RAM convencional, preserva o seu conteúdo sem a necessidade de fonte de alimentação. Esta memória é comumente usada em cartões de memória, flash drives USB (pen drives), MP3 Players, dispositivos como os iPods com suporte a vídeo, PDAs, armazenamento interno de câmeras digitais e celulares.
Memória flash é do tipo não volátil o que significa que não precisa de energia para manter as informações armazenadas no chip. Além disso, a memória flash oferece um tempo de acesso (embora não tão rápido como a memória volátil DRAM utilizadas para a memória principal em PCs ) e melhor resistência do que discos rigídos. Estas características explicam a popularidade de memória flash em dispositivos portáteis. Outra característica da memória flash é que quando embalado em um "cartão de memória" são extremamente duráveis, sendo capaz de resistir a uma pressão intensa, variações extremas de temperatura, e até mesmo imersão em água.
Uma limitação é que a memória flash tem um número finito de modificações (escrita/exclusão).Porém este efeito é parcialmente compensado por alguns chip firmware ou drivers de arquivos de sistema de forma dinâmica e escreve contando o remapeamento dos blocos, a fim de difundir as operações escritas entre os setores.
As maiores vantagens desse tipo de memória é sua ocupação mínima de espaço, seu baixo consumo de energia, sua alta resistência, sua durabilidade e segurança, contando com recursos como o ECC (Error Correcting Code) permite detectar erros na transmissão de dados. A tecnologia faz uso de semicondutores (solid state), sendo assim, não tem peças, evitando problemas de causa mecânica.
Também vem começando a ser chamado de disco sólido pelo grande futuro que tem pela frente, já que além de ser muito mais resistente que os discos rígidos atuais, apresenta menor consumo de energia elétrica, maiores taxas de transferência, latências e peso muito mais baixos. Chega a utilizar apenas 5% dos recursos normalmente empregados na alimentação de discos rígidos.
Com tantas vantagens, a tendência futura é que os fabricantes de computadores tendem a substituir os disco rígidos por unidades flash. O que poderá ser expandida para os desktop nos próximos 5 anos, pois a sua fabricação ainda é de alto custo para as empresas.
SETUP
O setup é um programa de configuração que todo micro tem e que está gravado dentro da memória ROM do micro (que, por sua vez, está localizada na placa-mãe). Normalmente para chamarmos esse programa pressionamos a tecla Del durante a contagem de memória.
No setup nós alteramos parâmetros que são armazenados na memória de configuração, como mostra a figura. Há uma confusão generalizada a respeito do funcionamento do setup. Como ele é gravado dentro da memória ROM do micro, muita gente pensa que setup e BIOS são sinônimos, o que não é verdade. Dentro da memória ROM do micro há três programas distintos armazenados: BIOS (Basic Input Output System, Sistema Básico de Entrada e Saída), que é responsável por "ensinar" ao processador da máquina a operar com dispositivos básicos, como a unidade de disquete, o disco rígido e o vídeo em modo texto; POST (Power On Self Test, Autoteste), que é o programa responsável pelo autoteste que é executado toda a vez em que ligamos o micro (contagem de memória, por exemplo); e setup (configuração), que é o programa responsável por alterar os parâmetros armazenados na memória de configuração (CMOS).
POST (Power On Self Test) é uma sequência de testes ao hardware de um computador, realizada pela BIOS, responsável por verificar preliminarmente se o sistema se encontra em estado operacional. Se for detectado algum problema durante o POST a BIOS emite uma certa sequência de bips sonoros, que podem mudar de acordo com o fabricante da placa-mãe. É o primeiro passo de um processo mais abrangente designado IPL (Initial Program Loading), booting ou bootstrapping.
Alguns dos testes do POST incluem:
1. Indentifica a configuração instalada;
2. Inicializa todos os dispositivos periféricos de apoio da placa-mãe;
3. Inicializa a placa de vídeo;
4. Testa memória, teclado;
5. Carrrega o sistema operacional para memória;
6. Entrega o controle do microprocessador ao sistema operacional;
Bem, é só isso por enquanto. Caso tenham alguma dúvida, não hesitem em me mandar um e-mail (instrutorfragoso@gmail.com).
Abraços.
Paulo Fragoso
E Pluribus Unun
CEI - AST Pleno
Junte um punhado de crueldade, alguns personagens bizarros, desenhos em estilo infantil, bastante humor negro, e trocadilhos sem limite. Pronto. O resultado é uma série de tirinhas, que ganhou fama na Internet, tendo equipes de tradução (voluntárias) para várias línguas, e que explodiu como uma nova forma de humor, sendo alternativa ao HQ tradicional. O nome de todo esse sucesso é sem lógica para a maioria das pessoas: Cyanide and Happiness – ou Cianeto e Felicidade.
De desenhos toscos criados por nerds no anonimato à símbolo cult do humor na internet, o Cyanide and Happines surgiu em meio à um período de fraca produção das cultuadas comics ocidentais, onde velhos nomes não mais reverberavam como antes, e desenvolveu uma nova dimensão inigualável do humor: o contundente e pesado.
A famosa série de tirinhas que circula no mundo virtual é carregada de sarcasmo, humor negro e cinismo - que tanto garante boas doses de gargalhadas como também sentimentos de ofensa e repúdio por parte do público. Afinal de contas, pode-se encontrar de tudo nele: homossexualismo, drogas, pacientes com doenças terminais, pedofilia, racismo, muita violência e um esfaqueador de olhos vestido de roxo. Tudo sob uma capa de constrangimento (visível através dos vários momentos de silêncio e ausência de diálogo/ação), dando um toque non-sense e irracional à toda a criação.
O nome, estranho e incompreensível para quem não conhece a série, vem de uma das tiras:
- Algodão doce?
- É feito de quê?
- (Silêncio)
- Cianeto e felicidade.
- Felicidade !?!?
Kris Wilson e sua turma são os responsáveis pela origem da marmota underground. Aos 16 anos, Kris começou sua coleção de desenhos que costumava criar nas horas vagas, e logo se juntou ao StickSuicide, site que continha cômicas animaçôes feitas em flash, composto por Dave McElfatrick, Rob DenBleyker e Matt Melvine, residentes na Califórnia, EUA. O site breve se tornaria o Explosm.net, onde os quatro são autores, já focado à arte em si do que em animações feitas com o protótipo dos atuais personagens, os caricatos bonecos de palito. O atual website foi fundado em dezembro de 2004 e é atualizado diariamente com novas tirinhas, numa livre divulgação no mínimo heterodoxa: o Cyanide and Happiness aparece hora ou outra no orkut, em blogs e fóruns na internet, pois os própios autores incentivam o público a criarem links com as tiras. Atualmente, o Explosm.net é um dos sites mais visitados da rede, e tendo uma notável interatividade com seu público: qualquer pessoa pode ter sua tirinha publicada no site, após ser analisada pelos autores-fundadores do site. Milhares de outros sites traduzem e publicam as tiras, já disponíveis em mais de 20 idiomas. Um dos autores já lançou um livro e pretende lançar um segundo em breve.
A constante presença de um humor,muitas vezes sem nexo, modela o tipo de público que lêem as tirinhas. Piadas internas, que só tem graça para um mesmo grupo já são frequentes no meio das criações do explosm.net. Uma fórmula não pode ser definida, mas um dos elementos fortemente trabalhado por Kris e Cia é o humor irreverente, apresentado pelos mónologos, pela metalinguagem, a crítica aos valores culturais, sociais e religiosos - assim como a perversão de tais valores - e por detalhes estruturais de enredo. Neste último ponto, entra a questão da repetição dos personagens, pois é de grande relevância: pouquíssimos personagens possuem alguma relação com outros e aparecem em demais tiras, sendo os "super-heróis" os que se destacam - como o Seizure Man (Homen Convulsão), Lol Fag Man (algo como "Homen HAHA Bicha"), Education Man (Homem Educação - já se percebe a ironia logo em seu nome), e Charles, um cara grosso e que não dá atenção aos sentimentos dos outros.
O conjunto de tiras promete uma revolução na Internet: várias tirinhas do tipo já foram lançadas, todas seguindo a idéia de humor simples e único: como não existe ligação entre as tiras, não há a necessidade de se ler uma tira para se entender outra. Da mesma forma, não existem personagens fixos – exceto os citados acima, o que permite uma variedade incrível na criação de humor. O fato de os personagens se diferenciarem apenas pela cor da camisa também dá uma dinâmica especial à série.
Enfim: leia por conta própria, ria sem moderação. Se você gosta de humor negro, vai adorar esse sucesso. Se você não é tão afim desse estilo, vai gostar dos trocadilhos e do traço. Cianeto e Felicidade é uma série que tem tudo para alcançar o sucesso fora do mundo virtual. Pelo menos, é uma série feita para agradar a gregos e troianos. Basta apostar e saber se a expectativa vai realmente se confirmar.
________________________________________________________
Exercício
Use o artigo acima para criar um encarte nas seguintes medidas:
Bom trabalho!
Paulo Fragoso
E Pluribus Unun
CEI - AST Pleno
Se você fizer sua pesquisa antes de começar seu negócio, você encontrará um caminho melhor para uma hospedagem bem-sucedida e, conseqüentemente, uma promoção eficiente de sua empresa online. Não tenha pressa ao tomar esta decisão importante!
Paulo Fragoso
E Pluribus Unun
CEI - AST Pleno