terça-feira, 8 de junho de 2010

Criação de um Manual de Identidade Visual (MIV)

O que é?

A confecção de um logotipo ou de um símbolo visual capaz de representar a assinatura institucional da empresa deve ser estabelecido através de um documento técnico ao qual os designers nomearam de manual da identidade visual. Esse documento serve para estabelecer normas e critérios técnicos de reprodução da marca nos mais variados suportes existentes no atual estado da técnica como, por exemplo: suportes gráficos (impressão) e suportes eletrônicos (interfaces).

Manual de identidade visual, também conhecido como Manual de identidade visual corporativa ou simplesmente por Manual de marca é um documento técnico, normalmente concebido por designers gráficos, contendo um conjunto de recomendações, especificações e normas essenciais para a utilização de uma determinada marca, com o objetivo de preservar suas propriedades visuais e facilitar a correta propagação, percepção, identificação e memorização da marca.

Um Manual de Identidade Visual pode ser mais ou menos extenso em função da complexidade do contexto onde a marca a que se refere terá de funcionar. Por exemplo, um manual para uma marca de uma agência de viagens poderá requerer menos especificações que, por exemplo, o manual para uma marca de uma rede de supermercados - onde neste caso, pode existir a necessidade de especificar as soluções de aplicação da marca em uniformes, veículos, embalagens, sinalização exterior, interior etc.

Como fazer

O passo-a-passo apresentado nesta postagem foi montado a partir de estudos de manuais de identidade visual de diversas empresas. Portanto, é apenas uma base a ser seguida. Analise a necessidade da marca e reflita se há necessidade da aplicação de todos os passos. Da mesma forma, talvez existam passos não listados nesta postagem, e que serão necessários. Apenas a sua necessidade poderá descrever os passos a serem utilizados.

1. Apresentação e Introdução
Nesta parte, deverá ser explicada a construção do manual, além de um resumo do histórico da organização. Se a marca tiver um histórico relevante, resuma-o também.

2. Apresentação da Marca
A marca deverá ser apresentada, com sua construção original. Apresente também uma breve explicação sobre a construção.

3. Apresentação das Versões da Marca
As versões da marca deverão ser apresentadas. Existem, pelo menos, seis versões:
Horizontal
Vertical
Preto e Branco
Monocromática
Negativo
Outline

4. Apresentação da malha de construção da marca
A marca deverá ser apresentada sob uma malha, para que possam ser identificadas as proporções de construção. Instruções mais complexas sobre a construção da marca podem ser explicadas.

5. Apresentação das Cores Institucionais
Nesta parte, deverão ser apresentadas as “cores oficiais” da organização. Descreva as cores a serem utilizadas em pelo menos três sistemas de cores:
RGB
CMYK
Pantone

6. Aplicação da Marca em diversas cores
Simule a aplicação da marca em diversas cores, demonstrando sua correta utilização

7. Aplicação da marca em diversos fundos
Aplique a marca em diversos fundos – texturas, imagens, demonstrando sua correta utilização

8. Arejamento da marca
Defina o espaçamento necessário para que a marca não fique “sufocada”

9. Apresentação da Tipografia
Apresente a família tipográfica usada na construção do material visual. Aponte os estilos e tamanhos corretos

10. Apresentação da Aplicação em Papelaria
Simule a aplicação da marca em diversos itens de papelaria – cartões de visitas, banners, fachadas, entre outros.

11. Restrições e Usos Errados
Apresente as restrições de uso da marca, além de demonstrar aplicações incorretas e sua correção

12. Aplicação em conjunto com outras marcas
Simule situações de aplicação da marca em conjunto com marcas parceiras ou relacionadas

13. Considerações Finais
Observações ou considerações finais, ou menos importantes podem ser colocadas nesta parte do manual

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